FEVASF

BIBLIOTECA CENTRAL ALTO SÃO FRANCISCO

A Biblioteca Central “Alto São Francisco” da Faculdade de Iguatama tem como objetivo reunir, organizar e disseminar informações para atender às consultas, estudos e pesquisas da comunidade acadêmica. Utilizando o Sistema SAG, um sistema web para administração e controle de acervos, a biblioteca proporciona acesso remoto aos serviços e catálogos em tempo real. O acervo é atualizado semestralmente conforme as indicações do corpo docente, sendo a responsabilidade do bibliotecário em parceria com coordenadores de cursos.

A utilização da biblioteca segue regras disponíveis no Regulamento, abrangendo serviços como atendimento aos usuários, consulta ao acervo, reserva, renovação, empréstimo local e domiciliar, levantamento bibliográfico, elaboração de ficha catalográfica para TCCs, orientação de pesquisa e acesso a bases de dados, incluindo a biblioteca virtual Pearson. A biblioteca é aberta à comunidade para pesquisas, com leitores potenciais sendo alunos, professores e funcionários, todos cadastrados. Oferece um acervo diversificado, espaço para estudo, acesso a computadores e treinamentos, além de manter presença nas redes sociais, como o Instagram (@bibliotecacentralfevasf).

 

UTILIDADE

BASE DE DADOS

Biblioteca Digital do Senado Federal

A Biblioteca Digital do Senado Federal (BDSF) armazena mais de 250 mil documentos digitais relacionados ao Poder Legislativo, incluindo livros, obras raras, artigos, notícias, produções de senadores e servidores, e legislação. O objetivo é garantir segurança, preservação, visibilidade na internet, rastreabilidade em buscadores e rápida disseminação do conhecimento. Todas as obras são de domínio público ou têm permissão para acesso e download gratuitos.

Biblioteca Digital Jurídica STJ

A BDJur é um repositório mantido pelo Superior Tribunal de Justiça, que possibilita acesso a diversos conteúdos da área jurídica, disponíveis nas coleções: Atos administrativos, Doutrina e Repositório Institucional.

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

Coordenada pelo IBICT, busca integrar os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, bem como estimular o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico.

Biblioteca Virtual em Saúde (BVS)

Coordenada pelo IBICT, busca integrar os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, bem como estimular o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico.

Domínio Público – Biblioteca Digital do MEC

Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

No menu Produtos & Serviços você encontra Periódicos, Bases de dados, Pesquisa de Teses e Dissertações, Bibliotecas Virtuais e muito mais.

Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto

É um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Por meio do OASISBR é possível também realizar buscas em fontes de informação portuguesas.

Portal de periódicos da CAPES

Este site disponibiliza periódicos com textos completos, bases de dados referenciais com resumos, patentes, teses e dissertações, estatísticas e outras publicações de acesso gratuito na Internet, selecionados pelo nível acadêmico, mantidos por importantes instituições científicas e profissionais e por organismos governamentais nacionais e internacionais.

SCIELO (Scientific Electronic Library Online)

É uma biblioteca eletrônica, que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.