A FEVASF é pessoa jurídica de direito privado, de sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, regida pelo seu estatuto e pela legislação que lhe for aplicável, com finalidade de atuação nas áreas de educação, pesquisa, extensão e saúde.

A Escola Superior em Meio Ambiente está localizada a 245 quilômetros de Belo Horizonte, a 140 quilômetros da Serra da Canastra, à 1.720 metros da margem do Rio São Francisco, com sede na cidade de Iguatama – Minas Gerais, autorizada pelo Decreto Federal nº 1106, de 01 de novembro de 1996, e é mantida pela Fundação Educacional Vale do São Francisco – FEVASF.

                A cidade de Iguatama está localizada no Maciço Calcário Bambuí, com formação de grutas calcárias e com presença de vegetação característica predominantemente de Cerrado, apresentando alta biodiversidade de fauna e flora. O rio São Francisco corta todo o município, rico em lagoas marginais extremamente importantes pela manutenção e preservação de peixes. Uma das lagoas de maior representação para a manutenção da biodiversidade no Alto São Francisco é a Lagoa da Inhuma, cercada por lendas e mitos. É uma área de preservação permanente, tombada pelo patrimônio natural do município pela Lei Orgânica Municipal 913/93. Em janeiro do ano de 1993, o Rio São Francisco na altura de Iguatama sofreu com a mortandade de peixes contaminados por agrotóxico, o que provocou o comprometimento do abastecimento pesqueiro na região. Diante desta situação foi idealizada e criada a “Escola Superior em Biologia e Meio Ambiente”, hoje Escola Superior em Meio Ambiente, que iniciou suas atividades em 1997, focada na busca de soluções para as problemáticas ambientais. Sediada em Iguatama na região do Alto São Francisco, Centro-Oeste de Minas Gerais, exerce um importante papel social, ambiental e educacional, nas áreas de Administração, Biomedicina e Ciências Biológicas.

A expansão gradativa e notória da Escola Superior em Meio Ambiente desde sua implantação, mostra sua estruturação para atender as necessidades acadêmicas perante os órgãos competentes e as atividades de âmbito social, ambiental, educacional e de saúde, quando no ano de 2015, assume a mantença do Centro de Referência em Especialidades e Oftalmologia de Iguatama – CREOI, exercendo atividades na área da saúde.

A busca constante de envolvimento com a comunidade e de responsabilização dos diferentes atores e o esforço persistente para favorecer os diversos setores, essenciais para um gerenciamento eficiente, eficaz e com foco na qualidade acadêmica, é o principal desafio da instituição atualmente.