FEVASF

1. Sobre a Fundação Educacional Vale do São Francisco

A FEVASF é pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, regida pelo seu estatuto e pela legislação que lhe for aplicável, com finalidade de atuação nas áreas de educação, pesquisa, extensão e saúde.

A Escola Superior em Meio Ambiente está localizada a 245 quilômetros de Belo Horizonte, a 140 quilômetros da Serra da Canastra, à 1.720 metros da margem do Rio São Francisco, a Escola Superior de Biologia e Meio Ambiente – ESMA, com sede na cidade de Iguatama, Minas Gerais, autorizada pelo Decreto Federal n. 1.106, de 01 de novembro de 1996, é estabelecimento isolado de Ensino Superior, mantido pela Fundação Educacional Vale do São Francisco – FEVASF.

A IES iniciou suas atividades acadêmicas em Janeiro de 1997, dois anos depois de ser instituída. A partir de então várias atividades foram desenvolvidas pela IES no âmbito social, ambiental e da saúde. 

Os cursos existentes na Escola Superior em Meio Ambiente são ministrados pela Fundação Educacional Vale do São Francisco – FEVASF contando atualmente com os Cursos de Administração e Biomedicina.

A cidade de Iguatama está localizada no Maciço Calcário Bambuí, com formação de grutas calcárias e com presença de vegetação característica predominantemente de Cerrado, apresentando alta biodiversidade de fauna e flora. O rio São Francisco corta todo o município, rico em lagoas marginais extremamente importantes pela manutenção e preservação de peixes. Uma das lagoas de maior representação para a manutenção da biodiversidade no Alto São Francisco é a Lagoa da Inhuma, cercada por lendas e mitos. É uma área de preservação permanente, tombada pelo patrimônio natural do município pela Lei Orgânica Municipal 913/93. Em janeiro do ano de 1993, o Rio São Francisco na altura de Iguatama sofreu com a mortandade de peixes contaminados por agrotóxico, o que provocou o comprometimento do abastecimento pesqueiro na região. Diante desta situação foi idealizada e criada a “Escola Superior em Biologia e Meio Ambiente”, hoje Escola Superior em Meio Ambiente, que iniciou suas atividades em 1997, focada na busca de soluções para as problemáticas ambientais. Sediada em Iguatama na região do Alto São Francisco, Centro-Oeste de Minas Gerais, exerce um importante papel social, ambiental e educacional, nas áreas de Administração, Biomedicina e Ciências Biológicas.

A expansão gradativa e notória da Escola Superior em Meio Ambiente desde sua implantação, mostra sua estruturação para atender as necessidades acadêmicas perante os órgãos competentes e as atividades de âmbito social, ambiental, educacional e de saúde, quando no ano de 2015, assume a mantença do Centro de Referência em Especialidades e Oftalmologia de Iguatama – CREOI, exercendo atividades na área da saúde.

A busca constante de envolvimento com a comunidade e de responsabilização dos diferentes atores e o esforço persistente para favorecer os diversos setores, essenciais para um gerenciamento eficiente, eficaz e com foco na qualidade acadêmica, é o principal desafio da instituição atualmente.

2. CREOI - Centro de Referência em oftalmologia

Bem-vindo ao CREOI – Centro Referência em Oftalmologia de Iguatama MG! Localizado na cidade de Iguatama, o CREOI é um centro de oftalmologia dedicado a oferecer atendimentos e cirurgias de alta qualidade a preços acessíveis. Nosso compromisso é proporcionar cuidados oftalmológicos excepcionais, com uma equipe de médicos altamente especializados, visando sempre a saúde visual e o bem-estar de nossos pacientes. Atendimento Personalizado e Especializado: No CREOI, acreditamos que cuidar da sua visão vai além de consultas regulares. Nossos médicos especializados estão prontos para oferecer atendimentos personalizados, utilizando tecnologia de ponta e práticas atualizadas para garantir o melhor cuidado possível. Ampla Gama de Cirurgias: Realizamos diversas cirurgias oftalmológicas, incluindo Catarata, Blefaroplastia, Esctrópio, Entrópio, Estrabismo, Glaucoma e Pterígio. Nosso objetivo é restaurar e preservar sua visão, proporcionando um impacto positivo na sua qualidade de vida. Exames Avançados: Contamos com uma gama abrangente de exames oftalmológicos, tais como Acuidade Visual, Curva de Pressão, Campo Visual, Gonioscopia, Paquimetria, Retinografia, Topografia e Mapeamento de Retina. Esses exames detalhados garantem um diagnóstico preciso, permitindo que nossos médicos elaborem planos de tratamento personalizados para cada paciente. Especialidades com Preços Populares: No CREOI, tornamos a saúde visual acessível a todos. Nossas especialidades incluem Catarata, Glaucoma, Estrabismo e Retina Córnea, oferecendo preços populares para que você possa cuidar da sua visão sem comprometer seu orçamento. Localização Conveniente: Estamos convenientemente localizados na Rua 155, nº 253, Bairro Bela Vista, Iguatama MG, CEP 38910-000. Agende sua consulta ligando para os números 37 3353-0043 e 37 99836-6553. No CREOI, sua visão é nossa prioridade. Confie em nós para cuidar do seu bem mais precioso – a sua saúde ocular. Estamos aqui para transformar a experiência oftalmológica, proporcionando atendimento de qualidade a preços que fazem sentido.

3. Infraestrutura ESMA

A ESMA (Escola Superior em Meio Ambiente) conta com a seguinte infraestrutura:

Biblioteca atualizada com um acervo adequado às necessidades dos cursos oferecidos, todos os materiais em diversos suportes.

Laboratórios, os quais são adequados ao desenvolvimento das atividades acadêmicas atuais:

        a. Laboratório de Zoologia Geral

        b. Laboratório de Botânica (Herbário e Fisiologia Vegetal)

        c. Laboratório de Anatomia Humana

        d. Laboratório de Química

        e. Laboratório de Análises Clinicas

        f. Laboratório de Microbiologia

        g. Laboratório de Microscopia (Biologia Celular e Embriologia)

        h. Laboratório de Informática

4. Missão

“Promover a formação de profissionais comprometidos com a excelência na sua área de atuação, com uma postura ética, contribuindo para sua inserção nos contextos sociais e ambientais como agente de transformação.”

5. Valores

“Ser uma Instituição de Ensino Superior forte e consolidada, com uma comunidade universitária qualificada e motivada, além de integrada à sociedade e ao meio ambiente”.

Tendo como eixos estratégicos de atuação:

        a. Fortalecimento Institucional;

        b. Reformulação do projeto pedagógico – científico – acadêmico com ênfase na problematização do conhecimento;

        c. Melhoria da qualidade de vida e das condições de trabalho da comunidade universitária;

        d. Adequação e valorização da administração;

        e. Melhoria e ampliação da infraestrutura e dos recursos materiais e tecnológicos.

6. Princípios

Os princípios organizacionais são de extrema importância para processos decisórios e para o comportamento da organização no cumprimento de sua missão.

Já os valores são preceitos essenciais e permanentes de uma organização, que devem ser mantidos ou aprimorados ao longo de sua evolução e desenvolvimento. Como um pequeno conjunto de princípios de orientação perenes, não requer nenhuma justificativa externa: têm valor e importância intrínsecos e são importantes para aqueles que fazem parte da organização.

A ESMA tem como princípios, assegurar, no ambiente do ensino superior, de maneira institucional, a presença dos princípios humanísticos, respeitando às grandes questões da sociedade contemporânea, promovendo a obtenção de recursos necessários à manutenção, desenvolvimento e aprimoramento da IES, sob orientação de uma filosofia de educação e de profissionalismo com qualidade, para mediante agrupamento na forma da lei:


“A promoção da educação integral do homem, baseada em ensino de alto padrão; a integração, a articulação e o desenvolvimento das comunidades locais a qual se  interagem; a promoção e o aprimoramento da cultura e do empreendedorismo.”

 

E como valores, respeito e valorização da comunidade, promoção e auxílio a qualidade de vida, condições de higiene e segurança do trabalho, desenvolvimento dos talentos humanos, solidariedade,  atribuições e deveres coordenados, promoção e defesa de princípios e valores, gestão integrada de processos, aperfeiçoamento contínuo, atitude proativa, meritocracia, planejamento sistêmico, determinação nos propósitos e objetivos, resultado e qualidade, formação de lideranças, promoção e valorização do trabalho em equipe, gestão participativa, liderança integrada, alinhamento de ações, interdisciplinaridade, aplicabilidade dos estudos da ESMA, incentivo à contribuição e divulgação científica, desenvolvimento regional, atuação nas políticas estratégicas municipais, defesa da diversidade étnica, cultural e da biodiversidade, atendimento aos anseios da sociedade, monitoramento, inovação e avaliação permanentes, responsabilidade social, coerência nas atitudes e  práticas, manutenção da imagem e patrimônio da ESMA, compartilhamento de informações e conhecimento.

 

7. Documentos Institucionais

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Escola Supeior em Meio Ambinte (ESMA) consiste em um documento institucional em que se definem a missão da instituição de ensino superior e as estratégias para atingir suas metas e objetivos.

Abrangendo um período de cinco anos, deverá contemplar o cronograma e a metodologia de implementação dos objetivos, metas e ações do Plano da IES, observando a coerência e a articulação entre as diversas ações, a manutenção de padrões de qualidade e, quando pertinente, o orçamento.

Deverá apresentar, ainda, um quadro-resumo contendo a relação dos principais indicadores de desempenho, que possibilite comparar, para cada um, a situação atual e futura (após a vigência do PDI).

8. CPA

A Avalição Institucional interna (autoavaliação) é parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Na ESMA o processo de autoavaliação institucional tem sido sinônimo de busca da qualidade permanente e considerado como processo indispensável de modernização e elevação do nível de desempenho educacional e administrativo da instituição. É um processo contínuo e participativo de toda a comunidade universitária na busca de conhecer fragilidades e potencialidades dentro da Faculdade com vistas ao aprimoramento da formação de cidadãos e profissionais.

A CPA organiza e aplica diferentes instrumentos de avaliação para que os alunos, docentes e técnicos administrativos, além da comunidade externa, participem de um processo autoavaliativo que aponta as necessidades de melhoria nos cursos e, de modo geral, na Faculdade.

A autoavaliação na ESMA foi implantada com base nos princípios da Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, no Roteiro de Autoavaliação Institucional 2004 do SINAES, na Nota Técnica INEP/DAES/CONAES Nº 065 – 2014 e demais legislações pertinentes à Avaliação Institucional.

e-mail: cpa2016@fevasf.edu.br

Telefone: (37) 3353-2222

9. Acessibilidade

O Plano de Acessibilidade da Faculdade Iguatama já contemplou vários espaços. Parte do balcão de atendimento foi rebaixada. Também implantou o piso tátil que tem a função de orientar pessoas com deficiência visual ou com baixa visão. Os banheiros  são adaptados, com barras de apoio.

Na Biblioteca Central Alto São Francisco, as estantes com os livros, periódicos, monografias e demais acervos são rebaixadas. As mesas, terminais de consulta, balcão de atendimento e recepção possuem altura e dimensões adequadas ao portador de necessidades especiais.

Biblioteca: Balcão de Empréstimo e recepção com dimensão e altura adequadas ao portador de necessidades especiais (foto)

Biblioteca: Estantes rebaixadas e terminal de consulta adequados aos portadores de necessidades especiais (foto)

Piso Tátil (foto)

Rampas (foto)

Corrimão nas escadas e banheiro adaptado